(31) 3557-2778

Fundação promove seminário sobre jardim histórico






 
 
Tinham-me gabado muito seu jardim, e, efetivamente, das elevações próximas, pareceu-me desenhado com regularidade, e ser maior e mais bem tratado que todos os outros que vira no resto da província.
 Auguste de Saint-Hilaire (1817).
 
 
 
A Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ) promoverá o seminário “O Jardim Histórico do antigo Palácio Episcopal de Mariana-MG” no dia 05 de agosto. 
 
O evento celebra mais um esforço para a revitalização do amplo espaço externo, anexo ao prédio do antigo paço dos bispos, atualmente, sede do Museu da Música de Mariana. 
 
No final do século XVIII, passou a ser cultivado belo e extenso jardim formal, com canteiros geométricos, lagos, fontes, obras de arte, pomar, horta e outras estruturas – como as encontradas nas quintas portuguesas. Contudo, o referido jardim entrou em declínio no século seguinte até ser abandonado no século XX.
 
Desde 2009, após as obras de reconstrução e restauração do prédio do antigo palácio, ações têm sido feitas no sentido de revitalizar também sua área verde. 
 
O seminário do dia 05 de agosto apresentará as atividades que serão implementadas pelo projeto da FUNDARQ, aprovado e patrocinado pelo Conselho Estadual de Direitos Difusos (CEDIF). Dentre as ações, serão realizadas nova fase da pesquisa arqueológica e histórica, pela Artefaccto Consultoria, que irá subsidiar também o projeto arquitetônico a ser desenvolvido pela Roda Cultural. 
 
A programação completa encontra-se no folder, em anexo.
 
 O evento é aberto a todas as pessoas interessadas. 
 
Mariana, 70 anos como Patrimônio Nacional (1945-2015). 
 
 
Seminário: O Jardim Histórico do antigo Palácio Episcopal de Mariana-MG.
Data: 05 de agosto de 2015, das 9:30 às 17:30.
Local: Museu da Música de Mariana, rua Cônego Amando, 161 – Mariana - MG
 
 
Para mais informações sobre o antigo jardim de Mariana: