(31) 3557-2778

EXPOSIÇÃO MÚSICA FÚNEBRE NO MUSEU DA MÚSICA DE MARIANA



Foi instalada no Museu da Música de Mariana a Exposição Música Fúnebre, em homenagem ao Dia de Finados.


Os visitantes terão a oportunidade de ouvir peças de importantes compositores do período colonial brasileiro como João de Deus de Castro Lobo, José Maurício Nunes Garcia, Florêncio José Ferreira Coutinho, entre outros, executados e gravados pelo Conjunto Calíope e Orquestra Santa Teresa, do Rio de Janeiro, sob a regência de Júlio Moretzohn.


Vários manuscritos do acervo do Museu da Música estão expostos e poderão ser cotejados com edições recentes dessas mesmas obras, realizadas pelos musicólogos Paulo Castagna, Marcelo Campos Hazan e Carlos Alberto Figueiredo.


Além disso, são apresentados paramentos, livros de música, missal e imaginária, alusivos às celebrações litúrgicas e paralitúrgicas da Igreja Católica pelos fiéis falecidos.


A Exposição ficará aberta de 01 a 30 de novembro de 2012, e a entrada é gratuita.

 

Endereço e horário de visitação

Museu da Música de Mariana

Rua Cônego Amando, 161 – Prédio do Antigo Palácio dos Bispos

Horário de funcionamento:

Terça a sexta feira  - de 08h30 às 12h00 e de 13h30 às 17h00

Sábado - de 08h30 às 12h00

A Liturgia dos Defuntos, no Rito Romano, possui oito cerimônias distintas, nas quais participava música polifônica nos séculos XVIII e XIX, cada uma delas com estrutura e textos específicos. Inicialmente, as Exéquias (Funeral ou Ofício de Sepultura), seguidas pelo Officium Deffunctorum, este constituído de Vésperas, Matinas e Laudes. Há também a Missa (que pode ser dos Funerais, de Aniversário, Quotidiana ou pela Comemoração dos Fiéis Defuntos), a Absolvição e Inumação após a Missa (ou Encomendação Litúrgica de Adultos), as Cinco Absolvições (destinadas às exéquias solenes) e o Ofício de Sepultura de Crianças (ou Encomendação Litúrgica de Anjinhos). No universo luso-brasileiro, entretanto, foram comuns três outras cerimônias fúnebres, não prescritas no Rito Romano: a Encomendação Paralitúrgica de Adultos (ou Memento), a Encomendação Paralitúrgica de Crianças e as Estações na Comemoração dos Fiéis Defuntos.