(31) 3557-2778

Acervo da Mùsica Brasileira


Restauração e Difusão de Partituras Realizado de 2001 a 2003 o projeto foi uma das mais completas e arrojadas iniciativas de recuperação, preservação e divulgação do patrimônio musical do país. Obras preciosas da música religiosa brasileira dos séculos XVIII a XX do Museu da Música de Mariana, foram reorganizadas, catalogadas, editadas e oferecidas ao público na forma de concertos, CDs, livros de partituras e também acessíveis pela Internet.







Acervo da Música Brasileira . Restauração e Difusão de Partituras

Entre janeiro de 2001 e dezembro de 2003, a Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana - FUNDARQ realizou, juntamente com o Santa Rosa Bureau Cultural, o Projeto Acervo da Música Brasileira - Restauração e Difusão de Partituras.

Foi um projeto inovador do ponto de vista da metodologia de edição de partituras e extremamente bem sucedido quanto à divulgação do acervo e ao acesso, por parte de pesquisadores, estudiosos e interessados em geral, às valiosas obras e documentos depositados no Museu da Música de Mariana.

Além disso, foi pioneiro o trabalho de reorganização e catalogação realizado no acervo que, sempre respeitando os processos descritivos realizados em etapas anteriores, implementou um tratamento técnico sob novas bases teóricas, observando normas internacionais de descrição de fontes para a pesquisa musicológica e deu nova configuração aos milhares de documentos que o compõem.

Os meios utilizados, decisivos para o sucesso do projeto, foram:

  1. A contratação de competente equipe de musicólogos, que trabalhou ao longo de três anos;
  2. A edição de nove livros de partituras, com a transcrição de manuscritos em linguagem musical contemporânea;
  3. A gravação de nove CDs com obras dos mais importantes compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX;
  4. A disponibilidade das modernas tecnologias no campo da informática e da internet, que permitem o acesso de, aproximadamente, 100 mil visitantes, de todas as partes do mundo, ao site do projeto.

Nesse site, o público interessado pode conhecer todas as informações sobre o projeto, consultar as obras editadas, ouvir a gravação de trechos das peças com alta qualidade de som e imprimir as partituras na versão moderna ou do antigo manuscrito, além de ter acesso a informações sobre os compositores e suas obras.

Veja o site do Projeto