(31) 3557-2778

Museu da Música de Mariana: Difusão e Disponibilização do Acervo


Em continuação às iniciativas anteriores, o Museu da Música de Mariana disponibiliza mais uma parte de seu acervo homenageando o compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, pela ocasião do bicentenário de seu falecimento.







 

Aprovado no Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais, da Caixa Econômica Federal, o projeto Museu da Música de Mariana: Difusão e Disponibilização do Acervo foi executado entre maio de 2005 e abril de 2006.

 

Além de homenagear o compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita com a publicação de um livro e a montagem de uma exposição, o projeto desenvolveu um site com o objetivo de disponibilizar as obras publicadas pelo Museu da Música de Mariana, assim como de fac-símiles digitais de manuscritos musicais para consulta, cópia e utilização por parte de estudiosos, pesquisadores, maestros, músicos e do público em geral.

 

O livro "Lobo de Mesquita no Museu da Música de Mariana" foi lançado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2005 em Belo Horizonte e Mariana, com um concerto das obras publicadas na edição, interpretadas pelo Coro Madrigale e Orquesta, sob a regência do maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira.

 

Em Mariana, além do lançamento do livro, foi aberta, na Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, exposição em homenagem ao ano do bicentenário de morte do compositor com a instalação de terminal para acesso ao Site WEB do Museu da Música.


 Livro "Lobo de Mesquita no Museu da Música de Mariana"
 Exposição de documentos, instrumentos musicais e multimídia
 Concertos de lançamento do livro e da exposição
 
Patrocínio