(31) 3557-2778

Exposições




Exposições

O Museu da Música de Mariana apresenta ao público, por meio de uma exposição de longa duração, os resultados de projetos desenvolvidos a partir de seu acervo, marcadamente do Projeto Acervo da Música Brasileira / Restauração e Difusão de Partituras, realizado nos anos de 2001, 2002 e 2003. Inaugurada em 16 de julho de 2007, a exposição oferece um rápido panorama da música brasileira nos séculos XVIII, XIX e início do XX.

Visitante ouve uma das músicas com headphone Oficleides, raros instrumentos, em exposição

As audições compreendem obras pertencentes ao ofício litúrgico tridentino ou à tradição paralitúrgica, de compositores renomados como José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Francisco Manuel da Silva, assim como compositores cuja biografia e carreira musical são pouco conhecidas como Emílio Soares de Gouveia Horta Júnior.

Além dos exemplos musicais elencados, a exposição apresenta informações sobre o Órgão da Sé, instalado na Sé de Mariana em 1753, um presente de Dom João V para o primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz.

A exposição possui também dois oficleides, instrumentos musicais de sopro, da família dos metais, utilizados em composições de música religiosa e profana. Foram usados por Bandas de Música Civis e na composição de traços característicos do baixo dos chorões, identificados posteriormente com o violão de sete cordas. Entre os músicos que utilizaram o oficleide destaca-se Irineu de Almeida, pertencente ao grupo ?Choro Carioca? e professor de Pixinguinha.

Alguns produtos realizados a partir do acervo do Museu, como o livros de partituras e CDs do projeto Acervo da Música Brasileira / Restauração e Difusão de Partituras, também estão em exibição.
Este projeto foi inovador do ponto de vista da metodologia de edição de partituras e extremamente bem sucedido quanto à divulgação do acervo. Em 2002, o reconhecimento da relevância histórica e cultural do projeto rendeu ao Museu da Música de Mariana o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, por sua iniciativa em preservação do patrimônio.