(31) 3557-2778

Regulamento




A visita ao Museu da Música de Mariana é condicionada às normas gerais de acesso expressas neste regulamento, inclusive no que se refere a horários e condições de acesso. Para maiores informações visite outras seções do site www.mmmariana.com.br ou solicite-as com a equipe do Museu da Música de Mariana: info@mmmariana.com.br ou pelo telefone (55-31) 3557-2778.

 

Preferencialmente, o pesquisador interessado deverá contatar os responsáveis pelo acervo com um prazo mínimo de uma semana para agendar sua visita. Para agilizar o atendimento, sugerimos que o pesquisador informe o tema de sua pesquisa e os documentos que pretende pesquisar. Para entrar em contato, pode-se utilizar o endereço eletrônico info@mmmariana.com.br ou o telefone (55-31) 3557-2778.

 

A pesquisa no acervo, bem como o manuseio dos documentos, só será possível com o acompanhamento de um responsável da equipe do Museu da Música, de terça-feira a sábado, no horário de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 18h00, e, aos domingos e feriados, no horário de 8h30h às 12h00h.

 

Para a consulta aos documentos do acervo (ou mesmo para solicitação de reprodução sem a presença no Museu) é obrigatório o preenchimento de formulários de Cadastro de Pesquisador e de Registro de Pesquisa em Andamento, que serão fornecidos pela equipe de atendimento ou podem ser baixados nos respectivos links.

 

É de responsabilidade do pesquisador manusear adequadamente os documentos e zelar pela conservação dos mesmos. Solicitamos aos pesquisadores que tragam luvas de plástico (látex ou similares), necessárias para o manuseio adequado dos documentos.

 

Não será permitido o empréstimo domiciliar de quaisquer itens do acervo.

 

Nenhum documento poderá ser retirado do acervo, salvo autorização especial mediante requisição devidamente justificada, dirigida à Diretoria do Museu da Música de Mariana.

 

As solicitações de reprodução devem ser feitas por escrito, através de Formulário Próprio, que pode ser obtido nesta página ou pessoalmente no acervo, acompanhado de um Termo de Compromisso, devidamente preenchidos e assinados.

 

A reprodução de documentos do Museu da Música de Mariana será feita de acordo com os seguintes critérios:

  • as solicitações que impliquem em direitos autorais devem ser acompanhadas de autorização por escrito do(s) autor(s) ou de herdeiro(s) direto(s). O Museu da Música de Mariana oferece um Modelo de Autorização como sugestão, caso o pesquisador precise. Pode ser carregado em formato .PDF ou .RTF.
  • a reprodução dos documentos será realizada através do processo de fotografia digital sem o uso de flash. As imagens digitais serão disponibilizadas para o usuário em CD-ROM (700MB) ou DVD-ROM (4.7 Gb), gravadas em formato .jpg colorido.
  • o valor da cópia será cobrado de acordo com tabela disponível na sala do acervo, dispondo o preço unitário das imagens digitais. Ao preço total das imagens solicitadas, deve-se acrescer o valor de mercado da mídia digital a ser utilizada para entrega dos fac-símiles
  • o prazo de entrega das reproduções será variável, de acordo com o volume de cópias solicitadas e da disponibilidade de tempo por parte da equipe do Museu da Música de Mariana para realizá-las

  • o material poderá ser enviado por serviço de correio tipo expresso (Sedex ou similar) a cobrar ou retirado pessoalmente no Museu da Música de Mariana
  • a coordenação do acervo não poderá garantir o atendimento imediato de solicitações que ultrapassem o limite de cinqüenta imagens
    No caso de pretender a publicação de fac-símiles do Museu da Música de Mariana, o interessado deverá encaminhar à Diretoria do Museu, com antecedência suficiente e necessária, um pedido de autorização específica para tal, incluindo justificativa, detalhes descritivos e outras especificações sobre o meio em que as imagens serão publicadas. O solicitante deverá, na publicação em questão, citar clara e apropriadamente o Museu da Música de Mariana como cedente dos direitos de reprodução para a referida publicação, assim como encaminhar ao acervo um volume da mesma
  • Não é permitido fumar ou ingerir alimentos e/ou bebidas nas instalações do Museu da Música de Mariana.
  • Não é permitido o uso de telefones celulares ou de máquinas fotográficas na sala de pesquisa.